_

_
.

Campo Magnético | Magnetismo Terrestre

               
        A Terra funciona como um grande íman, pois possui um campo magnético criado através do movimento constante de rotação. É por esse motivo que os polos norte e sul ganharam este nome, porque o planeta também possui um magnetismo proveniente do movimento do seu núcleo. Além disso, é este magnetismo que mantém os seres humanos firmes na superfície e também os protege das partículas de eletromagnetismo provenientes do espaço.
                
         O magnetismo da Terra é mais próximo nos polos e isso é facilmente percebido utilizando um íman, como experiência, e posicionando uma folha de papel sobre ele, e na folha adicionar limalha de ferro. A limalha acumula-se nos polos.

                

       Assim, como o princípio do eletromagnetismo de cargas positivas e negativas, dentro do magnetismo, se aproximarmos dois polos nortes eles repelem-se, mas se aproximarmos um polo norte e um polo sul eles vão atrair-se.

1 comentário:

  1. Utilizamos este artigo devido a didática para compor nosso texto sobre o assunto. Além de falarmos somente sobre o ponto de vista da Física, relacionamos com Geografia e Geologia. Se sentirem interesse deem uma olha e deixem suas opiniões.
    Link https://culturamente.wordpress.com/2016/08/15/magnetismo-pela-internet/

    ResponderEliminar